Linhas de Vida (SPIQ)

O sistema de linha de vida, atualmente também conhecida como um sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ), deve ser considerado para qualquer trabalho com risco de queda acima de dois metros de altura, segundo a legislação nacional. Tem como objetivo prender o trabalhador a um sistema que resista ao impacto de uma possível queda. […] Ler mais

O sistema de linha de vida, atualmente também conhecida como um sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ), deve ser considerado para qualquer trabalho com risco de queda acima de dois metros de altura, segundo a legislação nacional. Tem como objetivo prender o trabalhador a um sistema que resista ao impacto de uma possível queda. 

Podem ser criadas diversas soluções, de acordo com a necessidade do trabalho específico, ou até mesmo com relação aos materiais disponíveis e viáveis para a obra. Assim como as esperas de ancoragem, podem ser provisórias e definitivas. 

Normalmente são compostas por pontos de fixações através de tubos, olhais, suportes ou ganchos. Além de materiais como cabo de aço, mosquetão, trava-quedas, talabartes, etc.