fbpx

Ancoragens Definitivas e o trabalho em fachadas

Um susto

E nos surpreendemos com uma fachada renovada, novinha em folha, que acabou de passar por uma pintura ou intervenção artística, logo adiante andando pelo mesmo bairro nos deparamos com outra que pelo contrário, ficou anos sem manutenção e talvez tenha sido alvo de intervenções não necessariamente “aceitas” como arte, visto que a pichação é controversa, sendo assim nos vem à mente a pergunta: “Como é que isso foi feito? Como o artista ou o profissional em manutenções conseguiu chegar lá, um lugar tão alto e ainda por cima fez o trabalho tão rápido que nem notei?”

No noticiário e na internet

Aliás outro fato é muito recorrente, quando surgem matérias informando que andaimes suspensos caíram, cabos se romperam e operários foram salvos ficando pendurados somente pelos equipamentos de proteção individual. E as perguntas surgem novamente: Como isso aconteceu? Porque tantos acidentes em fachadas? As respostas nunca são simples e em segurança do trabalho nunca há um só motivo para o problema ocorrer.  Em ambos os casos, tanto para fachadas que recebem manutenções sem sobressalto quanto para situações em que surgem grandes problemas e ocorrem acidentes graves o ponto comum é um só: Planejamento, simples assim. Todo o trabalho, principalmente em altura essa etapa é vital para o sucesso da empreitada, mas aí você se pergunta, e onde entram as Esperas de Ancoragem? Também é simples! No projeto executivo dos novos empreendimentos e nas intervenções preventivas em edificações já existentes, independente da “idade” do prédio.

Evitando problemas futuros 

O trabalho em fachadas é uma necessidade permanente, que começa na etapa de conclusão da edificação, onde são realizadas pinturas, instalações de pastilhas e pedras naturais ou mesmo na colocação de elementos arquitetônicos complexos como é o caso de estruturas metálicas e vidros. Após a entrega da obra, surgem outros problemas, os de manutenção de tudo aquilo que foi instalado e revestido. Com a passagem do tempo, o desgaste natural dos materiais e os efeitos climáticos (chuvas, ventos, sol, etc.) os elementos de cobertura e revestimento vão precisar de reparos e manutenções a fim de manter as características originais do projeto arquitetônico, garantindo assim a  valorização do empreendimento por mais tempo. Essas ações de manutenção possivelmente vão interferir na vida dos moradores, que diferentemente do período da construção do imóvel, não vão tolerar grandes contratempos e atrasos de entrega do trabalho. É nesse ponto que as ancoragens se tornam a salvação da colheita, ou melhor, do trabalho nas fachadas.

Ancoragens Definitivas.

Definitivamente à solução para os trabalhos em fachadas, sacadas e mesmo em coberturas e telhados, as Ancoragens Definitivas como o próprio nome diz, servem para suportar e fixar cargas, ancorando-as em elementos estruturais da edificação de modo permanente e seguro, ou seja, não precisam ser removidas após a realização das atividades em altura. Um sistema estável, eficiente, prático e esteticamente adaptável à múltiplas situações em que ele deverá passar despercebido na paisagem.

  1. Em obras novas

As ancoragens deverão ser preferencialmente pensadas junto com o projeto arquitetônico e estrutural, onde é possível prever o número adequado de pontos de instalação que atenderá totalmente as superfícies verticais e possíveis áreas complexas de acesso. Um ponto positivo é poder desenvolver pontos de ancoragem que compreendam a execução e manutenção de detalhes estéticos em fachadas e telhados, garantindo a segurança antes, durante e depois do prédio entregue.

  1. Em imóveis já entregues

Havendo uma verificação prévia das estruturas disponíveis e a confirmação de que são aptas a receberem as ancoragens definitivas, até as edificações mais antigas podem ser contempladas com o uso desse sistema. Com frequência,  o processo de manutenção de fachadas em prédios antigos é problemático, seja pelo improviso em fixar andaimes suspensos através de amarrações inadequadas, seja por requerer o acesso a áreas privadas de imóveis e coberturas. Nesses casos, com a adoção de ancoragens definitivas em locais estratégicos, o condomínio pode reduzir maiores transtornos com baixo investimento e a garantia de segurança em todas as etapas.

E quando você compra um ar condicionado novo e falta só instalar o equipamento na fachada, mas não há nenhum suporte existente? Ou percebe que as janelas e sacadas estão merecendo aquela limpeza caprichada, mas só ficará perfeito se o trabalho for finalizado também por fora do imóvel. Nesses casos, como assegurar mais eficiência e tranquilidade aos prestadores de serviços? Para essas questões só há uma solução e essa você já conhece! Ancoragens Definitivas é claro!

Confiança e durabilidade 

O sistema de proteção é extremamente seguro pois conta com a própria estrutura para comportar as hastes de fixação. Esses elementos são inseridos em concreto durante a execução da obra ou podem ser finalizados com componentes químicos de alta resistência e desempenho. Outra opção de fixação é de forma mecânica, onde a espera é instalada com componentes auxiliares, “prendendo” a haste à edificação. Esperas de Ancoragem confiáveis somente são instaladas com elaboração prévia de projeto técnico executivo e posterior verificação de conformidade, quando são realizados ensaios que avaliam a  atestam a estabilidade e resistência do conjunto. Uma solução moderna, de longo prazo e sem sustos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!